Os estudantes foram acompanhados pela Profa. Dra. Stamatia Koulioumba, docente de História da Arquitetura e Urbanismo e Teoria da Arquitetura e Urbanismo, e pelo Prof. Ms. Hélio Herbst Júnior, que leciona as disciplinas de História da Arte e Teoria da Arquitetura e Urbanismo. A iniciativa complementou na prática o conteúdo das aulas sobre Arquitetura Ferroviária, Arquitetura do Ciclo do Café e Ecletismo.
A visita contemplou temas tratados em sala de aula como a vinda dos imigrantes, suas moradias e contribuições para o desenvolvimento técnico da construção civil; a origem de locais como Estação da Luz, Escola Politécnica de São Paulo e Liceu de Artes e Ofícios, além do ecletismo das residências burguesas da Avenida Paulista.
Os alunos tiveram a oportunidade de realizar um passeio de trem em uma Maria Fumaça constituída por vagões de diferentes épocas. Além disso, eles puderam conferir objetos, móveis, imagens dos imigrantes que passaram pelo local e os diferentes maquinários empregados para cada uma das profissões.
A ida ao Memorial do Imigrante deu continuidade à metodologia de ensino utilizada pela Profa. Stamatia e pelo Prof. Hélio no curso de Arquitetura e Urbanismo. Já foram feitas diversas visitas a locais como Museu de Arqueologia da USP, Memorial da América Latina, Estação da Luz, Pinacoteca do Estado e Museu de Arte Sacra, entre outros.
Alunos da UNIBAN, visitam Memorial do Imigrante
Por : Sérgio Marques Editora: Marisa De Lucia, em 11/04/2006, site Uniban.

Professor Hélio Herbst e Profa. Stamatia Koulioumba
ambos professores de História da Arte

Alunos de Arquitetura dos campi OS e MR

Nenhum comentário:
Postar um comentário