quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ARQUIVO - Curso de Arquitetura e Urbanismo recebe alunos da Holanda_2007

O Curso de Arquitetura e Urbanismo recebeu, em 2006, a visita de nove alunos da Faculdade de Urbanismo da Universidade de Amsterdan, com o propósito de discutir as estratégias de ocupação da paisagem pelos processos de urbanização.
De acordo com a Profa. Suraia Felipe Farah, da disciplina de Projeto Integrado, o diálogo apontou para uma das mais prementes questões que confronta o projetista contemporâneo do ambiente construído: a relação entre os sistemas naturais e os processos de urbanização, cuja premissa é que o projeto pode ajudar a estabelecer funções que apoiam características locais e regionais, ao mesmo tempo em que atue como um veículo para uma significação social.
Na ocasião, foi apresentado o perfil do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIBAN - Universidade Bandeirante de São Paulo, segundo Profa. Suraia, norteado por duas espinhas dorsais: o Projeto de Arquitetura e o Planejamento Urbano.
Para surpresa dos visitantes e dos alunos e professores da UNIBAN, o curso de Urbanismo da Universidade de Amsterdan desvincula-se totalmente do curso de Arquitetura daquela universiade, fornecendo aos alunos arcabouço conceitual e habilitaçãopara a análise conjunta do processo de urbanização e elaboração de projetos urbanísticos, enfatizando aspectos econômicos.
A Universidade - fábrica dos saber - em nosso eixo de atuação, o do desenvlvimento urbano, consolidou o seu vínculo com a sociedade da proposta de intervenção das áreas degradadas do Eixo do Tamanduatehy, decorrente da evasão das indústrias.

Aos alunos visitantes, foram expostos alguns Trabalhos Finais de Graduação desenvolvidos por nossos alunos, onde puderam constatar a relevância de se estudar o lugar da intervenção sob aspectos urbanísticos, por meio de levantamentos, diagnósticos/prognósticos e, por fim, estabelecimento de diretrizes que nortearam as propostas pontuais.
Outra descoberta foi que quanto à atuação dos urbanistas no mercado de trabalho no Brasil, Profa. Suraia observa que nossos profissionais limitam-se a empregos junto a órgãos públicos, pois aqui não há campo de trabalho autônomo para urbanistas, enquanto que, na Holanda, há grandes e renomados escritórios de Urbanismo atuando no mercado, versando sobre universos abrangentes ou pontuais, nos quais propõem a criação de qualidade do espaço social, pela busca do espaço para o abrigo e livre circulação e usos dos espaços públicos - papel fundamental do profissional de Arquitetura e Urbanismo.


Curso de Arquitetura e Urbanismo recebe alunos da Holanda
Por : Maria De Lucia, em 05/02/2007, site Uniban.








veja mais em: http://www.flickr.com/photos/fau_uniban/page4/

Nenhum comentário:

Postar um comentário